China Registra Crescimento de 0,4% em Importações e Exportações nos Primeiros 7 Meses de 2023

A Administração Geral das Alfândegas divulgou nesta terça-feira que as atividades de importação e exportação da China alcançaram um incremento de 0,4% ao longo dos sete primeiros meses de 2023, totalizando um valor substancial de 23,55 trilhões de yuans (equivalente a US$ 3,29 trilhões).

No período mencionado, as exportações expandiram-se em 1,5% em comparação anual, atingindo um montante de 13,47 trilhões de yuans. No entanto, as importações apresentaram uma diminuição de 1,1% em relação ao ano anterior, totalizando 10,08 trilhões de yuans, conforme dados oficiais.

No último mês de julho, o cenário do comércio exterior chinês registrou uma queda de 8,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior, com as exportações e importações sofrendo retrações de 9,2% e 6,9%, respectivamente.

Durante os primeiros sete meses deste ano, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) manteve-se como o principal parceiro comercial da China. O intercâmbio comercial entre essas duas entidades expandiu-se em 2,8% em base anual, representando 15,3% do valor total das transações comerciais chinesas.

No tocante às relações comerciais da China com outras regiões, observou-se um decréscimo de 0,1% no comércio com a União Europeia e uma redução de 9,6% nas trocas comerciais com os Estados Unidos, ambos analisados em base anual ao longo dos sete meses deste ano.

É notório que o comércio da China com os países ao longo do Cinturão e Rota experimentou um crescimento substancial de 7,4% em comparação anual, totalizando 8,06 trilhões de yuans.

No âmbito interno, as empresas privadas chinesas testemunharam um aumento significativo de 6,7% nas importações e exportações em termos anuais, atingindo 12,46 trilhões de yuans durante o período de janeiro a julho. Essa cifra representa impressionantes 52,9% do volume total de comércio do país.

Quando examinamos as empresas financiadas estrangeiramente e estatais, observamos que essas contribuíram com 30,6% e 16,2% do comércio total do país, respectivamente.

Um ponto notável é o crescimento contínuo das exportações chinesas de produtos mecânicos e elétricos, que abarcam dispositivos de processamento de dados, telefones celulares e automóveis. Esse setor específico alcançou um valor comercial de 7,83 trilhões de yuans, apresentando um aumento de 4,4% em relação ao ano anterior e representando expressivos 58,1% de todas as exportações chinesas.