Porto de Guangzhou na China Inaugura Rota Direta para o Brasil
O Porto de Guangzhou, localizado na província de Guangdong, no sul da China, estabeleceu uma conexão direta com o Brasil ao lançar sua primeira rota regular de transporte. Um navio de carga, repleto de mercadorias destinadas ao Brasil, partiu na última segunda-feira (11) marcando esse importante marco.
Esta nova rota é a quinta lançada pelo Porto de Guangzhou para países do BRICS, um grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, este ano. O navio transporta 592 unidades equivalentes a contêineres de 20 pés (TEUs), incluindo veículos de passageiros, máquinas de construção e equipamentos elétricos, com destino ao Porto de Santos, o maior porto do Brasil.
Uma das principais vantagens desta rota é a significativa redução no tempo de transporte para o Brasil, diminuindo em pelo menos cinco dias em comparação com rotas anteriores. Além disso, essa nova rota promete reduzir os custos logísticos para empresas envolvidas em importação e exportação.
A Cosco Shipping Specialized Carriers, operadora desta rota, planeja implantar uma frota de pelo menos oito navios multifuncionais. Inicialmente, eles operarão uma vez a cada duas semanas, assegurando estabilidade e oferecendo serviços de transporte direto para importação e exportação.
Um diferencial adicional dessas embarcações é a presença de tomadas para contêineres refrigerados, permitindo o transporte seguro de produtos da cadeia de frio de alta qualidade, como frutas e carne, da América do Sul para Guangzhou.
Com essa nova rota direta, o Porto de Guangzhou fortalece ainda mais seus laços comerciais com o Brasil, proporcionando eficiência e oportunidades para empresas em busca de uma conexão direta entre esses dois importantes mercados.