Porto Central: um novo marco para a logística brasileira

O comércio marítimo brasileiro está em transformação com a construção do Porto Central, em Presidente Kennedy (ES). Esse é um dos maiores empreendimentos privados de infraestrutura da América Latina, com investimentos superiores a R$16 bilhões. O projeto inaugura uma nova fase para a logística portuária e o comércio exterior do país.

Projetado para operar com navios de grande porte (até 25 metros de calado e 400 mil toneladas), o Porto Central rompe limitações dos portos brasileiros e aproxima o Brasil do padrão de eficiência de hubs internacionais como Rotterdam, Singapura e Xangai.

Mais do que um terminal de cargas, o complexo atende operações de granéis agrícolas, minérios, petróleo, gás e produtos industrializados. Essa versatilidade amplia a capacidade de exportação e importação, diversifica rotas e reduz a dependência de um único eixo portuário nacional.

Para empresas que atuam no comércio exterior, o Porto Central representa um novo ponto estratégico de conexão global. Sua localização no Sudeste favorece o acesso às principais rodovias e centros produtivos, além de garantir logística integrada para exportadores e importadores que buscam eficiência, previsibilidade e menores custos operacionais.

O impacto econômico também é expressivo. Estima-se a geração de mais de 10 mil empregos, o estímulo a novos polos industriais e o fortalecimento da cadeia logística regional. Além disso, o projeto se destaca pela gestão ambiental responsável, com uso de tecnologias sustentáveis.

Com a operação parcial prevista para 2025, o Porto Central deve consolidar o Espírito Santo como o novo hub logístico do Atlântico Sul, reforçando a importância estratégica do Brasil no cenário do comércio internacional.
Para o setor de Comex, o momento é de atenção e preparo: entender as novas rotas, custos e oportunidades que o Porto Central trará pode representar ganhos reais de competitividade para toda a cadeia de exportação e importação.