Navio graneleiro de 228 metros encalha na Baía Babitonga em São Francisco do Sul
Um navio graneleiro de 228 metros de comprimento encontra-se encalhado na Baía Babitonga, localizada em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo informações da Marinha, a Delegacia da Capitania dos Portos da região foi informada da situação no último sábado, dia 11 de março.
O encalhe do navio, de bandeira liberiana e nomeado como London 2012, ocorreu nas proximidades do Porto Itapoá. De acordo com a Marinha, não houve interferência no tráfego de outras embarcações no canal e nem houve registro de poluição hídrica.
O armador do navio já foi notificado para adotar medidas preventivas a fim de evitar danos ambientais e providenciar o desencalhe da embarcação, que se encontra carregada de soja.
Profissionais especializados mergulharam para verificar as condições do casco do navio. Para realizar o desencalhe, o armador deve apresentar um plano preliminar de salvamento, além de um plano de execução.
A Marinha informou que um inquérito administrativo será aberto para apurar as causas e responsabilidades do encalhe, e que o prazo para conclusão é de 90 dias, podendo ser prorrogado se necessário.
Leia também: Comércio exterior brasileiro alcança recorde histórico de U$ 607,7 bilhões em 2022