Ano Novo Chinês: Qual o impacto no Comércio Exterior?
Faltam poucos dias para o início das comemorações do Ano Novo Chinês, um dos feriados mais importantes para o país, que diferente do nosso calendário, varia de ano a ano, de acordo com as fases da lua e a posição do sol. Em 2020, por exemplo, as comemorações tiveram início em 25 de janeiro, em 2021, o ano em 12 de fevereiro e este ano, será entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro.
Outra característica desta comemoração é em relação aos animais celebrados a cada ano, os doze animais do horóscopo chinês. Em 2021, a China celebrou o “Ano do Boi”, e este ano, será o “Ano do Tigre”.
Em relação às tradições desta festa, há alguns costumes típicos da época, como:
- Envelopes vermelhos: as pessoas mais velhas e/ou casais entregam os envelopes vermelhos com alguma quantia em dinheiro para os mais jovens, inclusive para crianças. Essa prática, assim como as outras do Ano Novo Chinês tem como objetivo atrair sorte e prosperidade financeira.
- Troca de presentes: assim como na cultura ocidental temos as trocas de presentes durante o Natal, no Ano Novo Chinês é comum familiares e amigos trocarem vários tipos de presentes, ou até mesmo comidas.
- Mercados: grandes mercados e feiras são montados ao ar livre para a comercialização dos mais variados itens. A ameixeira é um dos itens típicos em algumas regiões e têm alta procura durante as comemorações, como por exemplo, a nossa tradição de comprar árvores para o Natal.
- Fogos de artifício: assim como na nossa virada de ano, a China também festeja o Ano Novo com fogos de artifício, mas estes com o objetivo de afastar os maus espíritos.
- Decoração: as flores são muito utilizadas como decoração das casas e das cidades e cada uma delas possui um significado diferente, como: sorte, prosperidade, tranquilidade e cura de doenças. O “Nianhua”, é um bloco de madeira colorido e também está presente na decoração da maioria das casas.
E quanto ao Comércio Exterior?
Essa semana de festas impacta diretamente em toda a logística global, tendo em vista que a China é um dos principais pólos de importações e exportações do mundo. Durante este período, as atividades portuárias são reduzidas, e provocam atrasos nas entregas com cargas aguardando a liberação nos portos e aeroportos. Além disso, a jornada de trabalho também é consideravelmente reduzida, diminuindo os níveis de estoque de diversos produtos no país.
É comum que ocorram os chamados “blank sailings” durante essa época, pois os armadores cancelam as viagens dos navios e as cargas vão se acumulando até o final do feriado, o que faz com que o valor do frete seja reajustado.
Importadores e exportadores mais experientes de todo o mundo já se programam antecipadamente para esse período, e para as outras festividades chinesas, justamente para evitar que suas cargas atrasem e que os fornecedores entreguem seus produtos no prazo.
Por isso, esteja sempre atento aos feriados internacionais e evite problemas com as suas importações!