Previsões para o frete internacional em 2023

O mercado de navegação internacional ainda apresenta grande instabilidade e deve retornar à normalidade apenas em meados de 2023, indica avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Perspectiva é de que serão necessários vários meses até que os níveis de congestionamentos, atrasos e demanda por transporte se estabilizem.

“O risco de uma recessão global pode atenuar a demanda pelo transporte marítimo”, explica o especialista em Infraestrutura da CNI, Matheus de Castro. “No entanto, novas rupturas na logística global, em função da Guerra na Ucrânia, surtos de Covid-19 na China ou qualquer outra eventualidade, vão estender a crise logística, já que não há capacidade ociosa no mercado para acomodar pressões adicionais na oferta de serviços de transporte.”

Um levantamento da entidade sobre os efeitos da crise logística internacional desencadeada pela Covid-19 no Brasil e nas principais rotas da navegação do mundo mostra que o custo médio do transporte de um contêiner no mercado marítimo global permaneceu próximo à US$ 10 mil em vários momentos de 2022, valor sete vezes mais elevado que o verificado antes da pandemia.

Em julho de 2022, o custo médio do frete de contêiner no mercado global alcançou US$ 6.500. O valor é quatro vezes maior que o observado antes da pandemia, mas representa uma queda de 29% em relação ao fim de 2021, quando o frete médio global esteve próximo à US$ 10 mil por contêiner.

Porém, o especialista ressalta que a melhora no mercado de navegação brasileiro ainda depende da solução dos problemas logísticos nas principais rotas globais, o que não deve ocorrer antes do próximo ano.

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